Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

1º VOYAGE PLACA PRETA DO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Colecionar um modelo top de linha, esportivo ou raro cativa até o menor dos entusiastas por automóvel. Ter um modelo básico, que foi usado no dia a dia chama menos atenção, mas é este o foco da coleção do Camilo Fontana.
Camilo, que é fotógrafo e comerciante de veículos, é conhecido em Curitiba por sua pequena coleção de Volkswagens da linha BX e pelas suas fotografias no site Curitiba Racing.
Para ele, o charme destes carros está nos detalhes simples como rodas de ferro e calotas, parachoques cromados, textura dos bancos originais e até na falta de algum equipamento. “Era esse tipo de carro que estava em grandes volumes nas ruas, e isso é que mais comentam quando vêem o carro, já que sempre algum parente ou amigo teve um igual. É como entrar no túnel do tempo, principalmente porque sobraram poucos, já que foram usados até acabar”, complementa

Seguindo esta filosofia, dois anos atrás Camilo comprou um Voyage LS 81/82 Verde Álamo, que agora é o primeiro Voyage com placas pretas do país. Afirma isto, pois no dia 21 de abril de 2012, ele emplacou seu Volkswagen durante o famoso FAC - Fernando Almeida Collection. Sim, é o famoso encontro que reúne aquela coleção de Gols GTi raros e impecáveis.

O veículo atingiu a pontuação de 99,5% de originalidade e 96,5% de conservação na vistoria, sendo que os descontos ficam apenas pela bateria que é selada - a original não - e desgastes do tempo. Com o enquadramento nos requisitos necessários para o emplacamento, o processo foi rápido e fácil. O Voyage, desde que foi adquirido, recebeu poucos ajustes, pois eram apenas alguns detalhes que precisavam ser corrigidos no carro. “Ele tem o motor 1.5, ainda com platinado. Tudo que faltava no carro estava em uma caixa, que foi entregue no dia da compra, pelo antigo proprietário. Foi restaurar as peças e montar! Agradeço aos donos anteriores pelo respeito que tiveram com o carro, pois ele foi bem cuidado a vida toda.”
Frequentemente o Voyage era visto com suas placas amarelas, as primeiras do carro, em encontros de antigos da cidade. Agora já pode desfilar, em definitivo, com as placas pretas, embora o colecionador insista que as amarelas são as mais bonitas.
Texto e fotos: Acir André
Editor - Curitiba Racing  /  Colunista - Paraná on line